Cerca de 52 mães doadoras de leite humano foram homenageadas hoje pela Maternidade Dona Evangelina Rosa, pela passagem do Dia das Mães, ocorrido no último domingo. Estas mães são responsáveis pelo estoque de leite que existe hoje no banco de leites da maternidade.
Cada mãe recebeu uma lembrança feita pela equipe do Banco de Leites e também ganharam um café da manhã especial.
Segundo a supervisora do banco de leites, Teona Gomes, atualmente a maternidade possui um estoque de leite razoável, que dá para alimentar todas as crianças prematuras que são internadas na unidade neonatal da maternidade. “Todas as crianças da maternidade estão usando leite materno. Mesmo assim, as doações nunca são demais”, diz.
De acordo com Teona, a maternidade desenvolve campanhas permanentes sobre a importância da doação de leite materno com aquelas mães que têm leite em excesso. Para doar, a mãe deve ligar para o Banco de leite pelo telefone 228 2022 ou então contactar o Corpo de Bombeiros - que trabalha em parceira com a maternidade - pelo telefone 193. “O Corpo de Bombeiros deslocará até o local para recolher o leite. Vale lembrar que o leite materno é primordial para a saúde do bebê. Além de servir como alimento, serve também como remédio," diz.
A assistente social da maternidade, Rosa Eline, explica que depois de coletado, o leite é transportado numa caixa térmica e na maternidade é feita a seleção do leite que será utilizado. “Na maternidade é feito o exame bacteriológico e aquele leite bom para consumo é pasteurizado e utilizado pelos bebês que necessitam”, comenta Rosa.