O Governador do Estado, Wellington Dias, a secretária de Saúde, Tatiana Chaves e a diretora do Hospital Getúlio Vargas, Joana Zélia Arcoverde inauguraram hoje o Laboratório de Análises Clínicas do HGV. A obra e os equipamentos custaram em torno de R$ 450 mil. Na ocasião, Wellington Dias falou da importância do Laboratório, que funciona 24 horas, atendendo os pacientes internos, o Pronto-Socorro e os exames requisitados pelo Ambulatório Dirceu Mendes Arcoverde. “São exames que devem ser realizados numa velocidade grande para não comprometer o diagnóstico”, disse. Segundo o governador, o HGV é prioridade de governo em 2005 e está estudando uma forma junto com o Ministério da Saúde para que funcione uma Câmara de Compensação, onde as Unidades de Saúde que tenham resolutividade recebam não somente a demanda, mas também os recursos referentes aos procedimentos que realizam. "O que acontecia no Piauí quando nós assumimos é que 70% dos recursos do SUS iam para os hospitais privados, estamos tentando reverter esse quadro, só que não é fácil", enfatizou. Wellington Dias esclareceu que desde 2003, junto com os secretários de saúde de sua gestão, Nazareno Fontelles, Bruno Figueiredo e agora Tatiana Chaves, o HGV tem sido uma prioridade. "Mas quando melhoramos a qualidade, aumenta também a demanda e parece que o esforço foi em vão. Por isso, estamos procurando uma saída definitiva que são a abertura do Hospital Universitário e do Pronto-Socorro Municipal e que haja também melhora no atendimento dos estados que são fronteiras do Piauí e que contribuem com a grande demanda do HGV", afirma. O laboratório do HGV funcionava em situações precárias há vários anos e agora recebeu um prédio totalmente novo adaptado segundo as normas e exigências da ANVISA e Ministério da Saúde, equipado com materiais de última geração para análises clínicas e com capacidade para realizar 12 mil exames por mês. Vai funcionar no mesmo prédio do Hemopi, onde desde a inauguração do centro de Hemoterapia, já tinha sido projetado para funcionar. Segundo a secretária Tatiana Chaves, a inauguração do laboratório contribui para a consolidação do Sistema Único de Saúde no Piauí. “Aqui serão realizados mais de 100 tipos de exames, garantindo mais qualidade e resolutividade para os nossos pacientes”, ressaltou. A diretora do HGV, Joana Zélia Arcoverde, disse que essa é uma reivindicação antiga dos profissionais de saúde que agora o governador está concretizando. "O laboratório é um grande suporte para o diagnóstico médico e vai atender não só os pacientes que estão internados no hospital, mas também requisições do Ambulatório Dirceu Mendes Arcoverde.