Começa amanhã e prossegue até quinta-feira, o Seminário Estadual de Humanização da Atenção e da Gestão da Saúde. O evento será realizado no Rio Poty Hotel, a partir das 8:30 horas.De acordo com a diretora de Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Eulálio Meneses de Amorim, o seminário tem como objetivo, lançar a política estadual de humanização, como uma política transversal, que perpassa a todos os programas e ações de saúde, e, todos os níveis de complexidades da atenção à saúde, no âmbito do SUS. Outro objetivo do evento, segundo ela, é de colher subsídios, junto aos participantes do seminário. Entre as pessoas que irão participar do seminário, estão: gestores de saúde, diretores da rede estadual, municipal e rede privada, de saúde, representantes de instituições de ensino, de movimentos sociais e de categorias de profissionais da área da saúde. “Os profissionais irão participar da elaboração do plano diretor de humanização da Atenção e da Gestão, no Estado do Piauí”, ressalta Ana Eulálio. Ás 8.30 de amanhã será realizada a solenidade de abertura, que contará com a presença do governador Wellington Dias. Às 9:00h será oficializado o lançamento da Política Estadual de Humanização da Atenção e da Gestão da Saúde. A partir das 10:00h será realizada uma Mesa Redonda com o tema: A Humanização da Atenção da Gestão em Saúde como Política Transversal no âmbito do SUS:Um desafio para o Brasil e para o Piauí, tendo a secretária estadual de Saúde, Tatiana Chaves, como coordenadora. À tarde será apresentada a Pesquisa de Humanização da Assistência à Saúde: O Impacto do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) nos hospitais do Piauí. Às 15:00h haverá uma Roda de Discussões sobre as dimensões da Humanização, tendo como temas: “Resolutividade - Responsabilização e Vínculo; “Democratização Institucional – Gestão e Co-gestão”; “Acolhimento e Ambiência”, com os debatedores: Dr. José Ivo Pedrosa, Doutora Ângela Cristina Pistelli e Doutora Vanessa Merola Ponte. O seminário prossegue dia 19 com oficinas no turno da manhã e no final da tarde, será realizada a Plenária Final, com a apresentação do resultado das discussões dos grupos de trabalho e de validação das propostas pela plenária. O encerramento do evento está previsto para às 17:45h e será feito pela Doutora Tatiana Chaves.