A Vigilância Sanitária do Estado está trabalhando para garantir que o Festival de Inverno de Pedro II, de 26 a 29 de maio, seja um sucesso também no que se refere à atenção e promoção da saúde. Na semana passada, equipes da DIVISA já começaram a fazer os trabalhos no sentido de preparar a cidade para receber o Festival. Na ocasião, foram intensificadas inspeções sanitárias em bares, restaurantes, hotéis, farmácias e estabelecimentos que comercializam de alimentos. “Os trabalhos foram feitos em parceria com a Vigilância Sanitária do município e tem como objetivo a promoção e proteção da saúde especialmente durante o período em que a cidade recebe muitos turistas e por isso aumenta a comercialização de produtos e ofertas de serviços”, explica a secretária da Saúde, Tatiana Chaves. Além da equipe da Vigilância Estadual, participaram das atividades em Pedro II os coordenadores da Visa municipal, a Chefia de Limpeza Urbana, a Coordenação do Festival e a Secretaria de Assistência Social do município. Durantes as reuniões ficou acertada uma série de providência a serem tomadas durante o evento. Uma delas será a inspeção de retorno nos estabelecimentos já notificados na semana passada, em conjunto com técnicos da VISA Municipal. Também será definida uma equipe de apoio para trabalhar especificamente durante o evento, além da definição de roteiro de limpeza urbana, coleta de lixo, distribuição de materiais (sacos de lixo para ambulantes), horários de coleta, equipe de supervisão e execução. “Ainda no que se refere à vigilância sanitária, vamos realizar ações educativas como distribuição de folderes/cartazes, chamada nas rádios locais e distribuição de hipoclorito de sódio para garantir a saúde preventiva durante o festival”, diz a secretária ressaltando que ainda serão montados estandes para a distribuição de informativos e local de apoio para as equipes. Além disso, será disponibilizada uma linha telefônica para contato e denúncias. Durante a visita na semana passada foram inspecionados os principais estabelecimentos da cidade sendo: dois hotéis, sete restaurantes, quatro padarias, dois hospitais, duas óticas, sete farmácias, o aterro sanitário municipal e o matadouro público municipal. “É importante ressaltar que a promoção e proteção da saúde da população, através das ações de Vigilância Sanitária deverão ser intensificadas não somente durante o Festival de Inverno, como também no período normal cadastrando os estabelecimentos existentes e verificando as condições higiênico-sanitárias para posterior liberação de Licença Sanitária”, destaca Tatiana Chaves.