O Dia Mundial da Doação Voluntária de Sangue, que se comemora a 14 de junho, terá programação em Teresina com a realização de várias atividades naquele dia das 8 às 18 horas quando ocorrerá uma confraternização com os doadores da capital ao longo do dia. A confraternização será um reconhecimento ao ato do doador que se solidariza com o próximo. O Hemopi anuncia, também, que está sendo reiniciada campanha de doação no interior do Estado em José de Freitas, Cabeceiras e Barras.
Os servidores do Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí) vão participar de uma gincana dentro das comemorações do Dia Mundial de Doação com prêmio de botton comemorativo à data para todos aqueles que conseguirem encaminhar cinco novos doadores ao Hemopi. Paralelamente a esse programa será cumprida a programação normal no interior do Estado.
Para os próximos dias 3 e 4 será cumprida uma campanha para encaminhamento de novos doadores de sangue e medula óssea em José de Freitas. As demais cidades que vão receber o pessoal do Hemopi são Cabeceiras (dia 17) e Barras (dia 18). Nessas comunidades será feita campanha de esclarecimento sobre a doação e sua finalidade.
A assistente social Ana Elvira Dantas explica que para realizar as campanhas no interior que o Hemopi vem retomando o pessoal visita as cidades para promover reuniões com agentes de saúde e representantes da população explicando a natureza da campanha e isso vai acontecer em junho nas três cidades escolhidas.