Reduzir a incidência das Doenças Sexualmente Transmissíveis, principalmente a AIDS, em taxistas e usuários de táxis de Teresina. Este é o objetivo do Projeto “O Taxista na rota de Prevenção”, que será lançado nesta sexta-feira, às 19h, na quadra da Escola de Samba Sambão.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde em parceria com o Ministério da Saúde e prioriza ações voltadas para o autocuidado em DST / AIDS e através de atividades de educação e prevenção junto aos taxistas e usuários. “Além disso, fazemos abordagem face a face e distribuímos material informativo para o nosso público alvo”, diz a coordenadora do Projeto, Ozirina França.
Ozirina destaca que a escolha dos taxistas para o desenvolvimento deste projeto se explica uma vez que eles são mais vulneráveis e estão sempre em contato com muita gente. “Já fizemos oficinas de sensibilização com os taxistas de Teresina e eles já estão preparados para serem nossos multiplicadores”, ressalta a coordenadora.
De acordo com dados do O Sistema Nacional de Agravos Notificáveis (SINAN) de 1986 julho do ano passado, o Piauí possui 1792 casos de AIDS, sendo que 1318 casos são em pessoas do sexo masculino, 470 casos do sexo feminino e 04 ignorados.