Vacinar 319.218 crianças menores de cinco anos contra a poliomielite, em um único dia, é a meta do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) durante a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, cujo dia D será no próximo dia 11.
Este ano, a campanha traz o slogan Vence mais uma, Brasil, numa alusão ao fato de o país ser campeão de vacinação e em virtude da parceria com a CBF. Neste sentido, no domingo, durante a abertura do jogo do Brasil contra o Paraguai, um grupo de crianças com a camisa da campanha vai entrar em campo chamando a atenção para a importância da vacinação.
Em 2005, a estratégia contra a poliomielite no Brasil completa 25 anos de existência. O último caso da doença verificado no país foi em 1989.
Segundo a coordenadora de Imunização da Sesapi, Raimunda Damasceno, o Estado do Piauí, assim como o Brasil, não possui casos de pólio. “Em 1994, o continente americano recebeu da Organização Mundial de Saúde o reconhecimento pela erradicação da transmissão autóctone da doença. Mesmo assim, é importante mantermos as campanhas de vacinação, uma vez que a doença ainda está presente em alguns países do mundo”, disse.
Damasceno explica que, embora o dia D da vacinação seja o dia 11, as vacinas e todo o material da campanha já foram distribuídos para os municípios do Estado e, em alguns municípios, a vacinação já começou. “Além disso, a Secretaria está disponibilizando apoio técnico e logístico para os municípios”, afirma a coordenadora.