Melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes do semi-árido piauiense é o compromisso dos 115 municípios da região que aderiram ao Selo Unicef. Para discutir esse tema foi realizado nesta quarta-feira, 8, no auditório do Luxor Piauí Hotel, o I Encontro Selo Unicef - Município Aprovado. Marcaram presença no evento a coordenadora do Piauí e Maranhão do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Maria José Medeiros; secretária da Assistência Social e Cidadania, Rejane Dias; secretário estadual da Educação e Cultura, Antônio José Medeiros; o representante do Conselho Estadual da Criança e Adolescente no Piauí, Gilson Alves Morais; entre outros. À tarde, o evento conta com a participação da representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier. Na edição de 2006, podem participar do Selo Unicef municípios dos 11 Estados comprometidos com o pacto Um mundo para criança e adolescente do semi-árido. A realização do trabalho visa melhorar a vida de aproximadamente 11 milhões de crianças e adolescentes do semi-árido brasileiro. Os municípios de cada Estado foram agrupados conforme o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede a expectativa de vida, escolaridade e renda per capita. Segundo o secretário Antônio José, o Piauí é um dos Estados com um grande número de adesão. “O dia de hoje é um passo a mais nessa caminhada de sucesso em busca de melhor qualidade de vida para as crianças e adolescente do semi-árido piauiense”, reforça. Ele comentou, ainda, que dos 115 municípios que aderiram ao selo, 67 possuem conselhos municipais, “Um outro passo é incentivar os demais municípios a fundarem os seus conselhos para desenvolverem melhor o trabalho." Os prefeitos e prefeitas que aderiram à iniciativa terão suas ações acompanhadas com base em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. “Para receber o selo, prefeitos e prefeitas devem elaborar e implementar políticas públicas de saúde, educação e proteção, e promover a melhoria de indicadores, como trabalho infantil, saneamento básico, vacinação, mortalidade infantil e materna, repetência e abandono escolar”, alerta a coordenadora do Unicef. Os indicadores serão acompanhados tendo por base dois períodos: o ano inicial e o ano final.