Cerca de 210 mil crianças com até cinco anos de idade foram vacinadas no Dia D da Campanha de Vacinação contra a Pólio, realizado no último sábado, 11. O número corresponde a 65,5% da meta estipulada pelo Governo do Piauí. Os dados são da primeira parcial divulgada, nesta segunda-feira, 13, pela Secretaria Estadual da Saude (Sesapi). Segundo a coordenadora de Imunização da Sesapi, Raimunda Damasceno, é possível que este número seja ainda maior. “Estes números correspondem aos números que nos foram enviados pelas regionais, mas algumas localidades não conseguem repassá-los, para que possamos atualizar nosso sistema”, disse. A regional que apresentou a maior cobertura vacinal até o momento foi a de Parnaíba, com 83,83% de cobertura. Em seguida, aparece a regional de Floriano, com 80,55%, e a de Piripiri, com 76,7%. Damasceno destaca que a meta do Governo do Estado é vacinar 319.218 crianças nessa faixa etária e que a vacinação prossegue até o próximo dia 24. “Os pais ou responsáveis que ainda não levaram seus filhos ao posto de saúde mais próximo de sua residência têm até o dia 24 deste mês para vacinar essas crianças”, explica. Este ano, a campanha traz o slogan Vence mais uma, Brasil, numa alusão ao fato de o País ser campeão de vacinação e em virtude da parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em 2005, a estratégia contra a poliomielite no Brasil completa 25 anos de execução. O último caso da doença verificado no Brasil foi em 1989.