O governador Wellington Dias empossou oficialmente, nesta segunda-feira, 13, 299 servidores concursados para a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), convocados em abril deste ano. A solenidade foi realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), com a participação das secretárias da Saúde, Tatiana Chaves, e da Administração, Regina Sousa, além do deputado federal Nazareno Fonteles (PT).
Os novos servidores foram aprovados no concurso público realizado em 2003. Esta foi a terceira etapa da convocação. Foram aprovados 785 candidatos, dos quais 593 já foram convocados.
Durante a posse, o governador Wellington Dias ressaltou alguns avanços na área da saúde. “Desde o início do nosso governo, estamos organizando a rede de saúde do Estado, e a realização do concurso faz parte da nossa política de reestruturação da saúde, uma vez que não basta ter equipamentos, é preciso mão-de-obra qualificada”, afirmou.
Para a secretária Tatiana Chaves, a chegada desses servidores ajuda a consolidar o Sistema Único de Saúde no Estado. “A entrada através de concurso é uma forma de valorizar o potencial e a capacidade desses profissionais. Hoje, na capital, temos uma carência de quase 40% de pessoal”, disse.
A secretária destacou ainda que o restante dos aprovados deve ser convocado antes do vencimento do prazo de validade do concurso. “A previsão é de que, até o mês de julho, possamos convocar o restante dos aprovados”, adiantou.
Dentre os empossados, estão médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e administrativos, nutricionistas, enfermeiros especialistas, médicos urgentistas, cirurgião-geral e pediatras. Eles vão trabalhar nos módulos assistenciais dos municípios de Amarante, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Jaicós, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato, Teresina e Uruçuí.