O Estado do Piauí já vacinou 236.938 crianças com até cinco anos de idade contra a pólio. Os números correspondem a 74,22% da meta de vacinação do Estado, segundo a última parcial divulgada pela Secretaria Estadual da Saude (Sesapi). Os números são animadores, tendo em vista que a vacinação começou no último sábado e prossegue ate o dia 24 deste mês. De acordo com a coordenadora de Imunização da Sesapi, Raimunda Damasceno, é bem possível que a cobertura seja ainda maior. “Muitos municípios têm dificuldades em nos enviar os dados para atualizarmos nosso sistema. Desta forma, só quando finalizamos mesmo a campanha é que saberemos qual foi a cobertura real do Estado”, diz. Dentre as regionais, a que apresenta maior cobertura vacinal até o momento é a de Floriano, com 91% das crianças já vacinadas. Em segundo lugar, está a regional de Parnaíba com 86,14% da meta atingida. Damasceno destaca que a meta da Secretaria Estadual da Saúde é vacinar 319.218 crianças. “Os pais ou responsáveis que ainda não levaram seus filhos ao posto de saúde mais próximo de sua residência têm até o dia 24 deste mês para vacinar essas crianças”, explica. Este ano, a campanha traz o slogan Vence mais uma, Brasil, numa alusão ao fato de o País ser campeão de vacinação e em virtude da parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em 2005, a estratégia contra a poliomielite no Brasil completa 25 anos de execução. O último caso da doença verificado no Brasil foi em 1989.