O Estado do Piauí vem apresentando redução na taxa de mortalidade infantil graças ao Programa Saúde da Família. Em 2002, para cada 1000 crianças nascidas, aproximadamente 33 morriam antes de completar 1 ano.
Em 2004 o número baixou para 26 mortes. Isso significa uma queda de 17,84%. Os números mostram que o governo federal está correto ao priorizar investimentos no Programa Saúde da Família e nas ações de atenção básica.
O Programa Saúde da Família tem uma lógica bastante positiva, uma vez que atua de forma integral e não se preocupa apenas com ações curativas. É um programa que promove saúde, através da prevenção de doenças e de um trabalho educativo com a população.
Entre dezembro de 2002 e maio de 2005, foram criadas 214 novas equipes do Programa Saúde da Família no Piauí. O estado conta hoje com 918 equipes compostas por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e seis agentes comunitários.
O Programa Saúde da Família faz acompanhamento básico da população, prestando assistência de saúde e, principalmente, dando orientação e prevenindo doenças.