O mês das férias está chegando e a Secretaria Estadual da Saúde já está com tudo preparado para garantir que as pessoas se divirtam de forma muito mais saudável. Em parceria com as prefeituras de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, a Sesapi realizará a Campanha de Férias no Litoral Piauiense. Durante todo mês de julho, equipes da Secretaria da Saúde realizarão ações de prevenção às doenças e outros agravos com o objetivo de reduzir a incidência da infecção pelo HIV/Aids, doenças sexualmente transmissíveis, hanseníase e tuberculose, promovendo a adoção de práticas seguras, prevenção na área de saúde da mulher, saúde da criança, saúde bucal, tabagismo, hipertensão, teste do pezinho, dengue, hepatite, entre outras. De acordo com gerente de Atenção à Saúde da Sesapi, Isabel Cristina, esta é uma estratégia de intervenção para a promoção da saúde em geral. “Isso contribui para melhorar a qualidade de vida da população e dos turistas oriundos de outros lugares. Vamos distribuir material educativo dos programas executados pela Secretaria”, explica. Ainda são parceiros da campanha, a Polícia Militar e as Secretarias Municipais de Segurança. “Serão montados stands nos locais de grande concentração da população para informarmos sobre as práticas sexuais seguras, além da distribuição não apenas de materiais informativos, como também de preservativos masculinos e kits odontológicos”, ressalta Isabel explicando que a distribuição dos preservativos será feita com a devida orientação sobre o seus uso. Para garantir que o trabalho seja ainda mais completo, ainda haverá uma equipe verificando a pressão arterial da população e apresentações de vídeos sobre aleitamento materno e outras atividades de interessa da saúde pública.