Técnicos do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde e dos municípios estão reunidos hoje e amanhã, no Luxor Hotel, onde estão sendo discutidas ações de Vigilância em Saúde, especificamente no tocante ao combate a Dengue.
O objetivo da reunião é melhorar a integração dos gestores, analisar a situação da implantação do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) e subsidiar os municípios para a melhoria do gerenciamento técnico do Programa.
De acordo com a secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves, este ano o Estado já notificou 4152, sendo que no ano passado o número foi de 1154. “Isso não quer dizer que aumentaram os casos, mas que os técnicos estão mais sensíveis para o trabalho de notificação. Neste sentido, é importante ressaltar que só vamos acabar com a dengue quando houver um trabalho conjunto entre gestores, técnicos e a população, que é nossa principal aliada”, ressaltou a secretária.
O coordenador do Programa Nacional de Combate a Dengue, Giovanini Evelim, explica que desde a implantação do programa houve uma redução nos casos de dengue no país. “O programa tem obtido importantes conquistas no que diz respeito à redução no número de casos da dengue. Agora não podemos relaxar, pois são precisas ações permanentes para que seja feito o combate da doença”, disse.
Segundo o coordenador estadual do Programa de Combate a Dengue, Antônio Manoel, participam da oficina representantes de 50 municípios piauienses, dentre os quais estão os 33 municípios prioritários, que são onde existe um foco maior da doença.
Maiores Informações: Antônio Manoel – 9972-1776