Os oitenta e três novos estagiários selecionados através de teste pela Secretaria Estadual da Saúde assinaram ontem (segunda-feira) o termo de compromisso para o estágio. A assinatura contou com a presença da secretária da Saúde, Tatiana Chaves, que deu boas vindas aos estagiários.
“O teste seletivo é a maneira mais democrática para o estágio, especialmente, no serviço público. A transparência é um compromisso desse Governo, bem como o acesso igual para todas as pessoas”, ressaltou Tatiana explicando que o estágio é uma conquista do conhecimento de cada um dos novos estagiários.
Os estagiários, que começarão a trabalhar a partir de amanhã (quarta-feira) também receberam as boas vindas dos diretores dos hospitais onde irão atuar e dos diretores da Sesapi.
Ainda durante a solenidade foram repassadas para os alunos informações sobre a Secretaria da Saúde e assistiram palestra sobre Humanização no Serviço Público de Saúde ministrada pela diretora de Planejamento, Ana Maria Eulálio. “É importante que esses estagiários que irão trabalhar conosco já devem entrar sabendo da importância da humanização e da mudança de atitude diante o paciente do SUS”, explica Tatiana Chaves.
Mais de 800 alunos disputaram 83 vagas divididas em oito unidades hospitalares e serviço de saúde da capital. O teste seletivo contemplou as áreas de ciências humanas, sociais aplicadas, agrárias, exatas e da saúde. No total, foram 15 cursos, entre eles administração, agronomia, direito, educação artística, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, enfermagem, medicina e ciências da computação.
Os novos estagiários, que irão receber uma bolsa no valor do salário mínimo, serão distribuídos entre o Hospital Getúlio Vargas, Hospital Areolino de Abreu, Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, Maternidade Dona Evangelina Rosa, Hospital Areolino de Abreu, além da Diretoria de Vigilância Sanitária e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.