O estado do Piauí é o primeiro do país a implantar o Sistema de Informação em Saúde do Trabalhador. Hoje, a secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves, fez a entrega de 10 computadores aos hospitais de referência da capital onde funcionarão o sistema, que será interligado a um observatório instalado no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
Além dos cinco hospitais de referência da capital, o Laboratório Central, o Hemopi, a Vigilância Sanitária de Teresina e os hospitais de Floriano, Picos e São Raimundo Nonato receberam computadores. A solenidade aconteceu no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.
Através do sistema de Informação em Saúde do Trabalhador, a Secretaria Estadual da Saúde terá o controle dos acidentes ocorridos no ambiente de trabalho. “É importante porque os dados que a gente dispõe hoje são do Ministério da Previdência e do Ministério do Trabalho e a partir de agora vamos fazer um mapeamento dos riscos que o trabalhador enfrenta no seu processo de trabalho, nos permitindo fazer uma avaliação epidemiológica e fiscalizar os acidentes de trabalho e os agravos já ocorridos para serem encaminhados ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador”, diz a secretária Tatiana Chaves.
O deputado federal Nazareno Fonteles, que participou da solenidade, explica que a criação do sistema é de extrema importância para a saúde do trabalhador. “Nós já temos o centro de referência e com certeza com a criação desse sistema os trabalhadores do Estado estarão mais amparados dentro do Sistema Único de Saúde”, ressaltou.
A secretária disse ainda que do Cerest os casos serão encaminhados para seu devido acolhimento e encaminhados para o atendimento de média e alta complexidade nos hospitais de referência do Estado. “Todas as informações relacionadas a acidentes ou agravos dos trabalhadores que foram atendidos nos hospitais sentinelas serão consolidadas nesse sistema, permitindo que a gente possa fazer um mapeamento da situação de trabalho em todo o Estado”, destaca Tatiana.
De acordo com a assessora na área de saúde do trabalhador do Ministério da Saúde, Graça Hoefel, dentre os fatores que levaram a escolha do Piauí como o primeiro estado a implantar está o fato de haver uma boa vontade política e também de possuir um centro bem estruturado e uma equipe de vigilância muito ativa.