A Secretaria Estadual da Saúde está em peso no litoral piauiense para garantir que as férias de quem vai curtir a praia sejam mais saudáveis. Para isso, equipes de saúde preventiva estão nos municípios de Luís Correia, Parnaíba e Cajueiro da Praia, onde se concentra o maior número de turistas nessa época do ano. Através da Campanha de Férias no Litoral Piauiense a Secretaria de Saúde está levando, durante todo o mês de julho, equipes das diretorias de Vigilância e Atenção em Saúde e Vigilância Sanitária. “As equipes estão realizando ações de prevenção e outros agravos com o objetivo de reduzir a incidência de várias doenças”, explica Tatiana Chaves, secretária de Saúde no Estado. Além de dar orientações e distribuir material informativo sobre HIV/Aids e doenças sexualmente transmissíveis, a Sesapi ainda está levando informações sobre hanseníase e tuberculose e promovendo a adoção de práticas seguras e prevenção na área de saúde da mulher, saúde da criança, saúde bucal, tabagismo, hipertensão, teste do pezinho, dengue, hepatite, entre outras. Ainda são parceiros da campanha, a Polícia Militar e as Secretarias Municipais de Segurança. “Foram montados stands nos locais de grande concentração da população para informarmos sobre as práticas sexuais seguras, além da distribuição não apenas de materiais informativos, como também de preservativos masculinos e kits odontológicos”, ressalta a gerente de Atenção à Saúde da Sesapi, Isabel Cristina explicando que ainda está tendo uma equipe verificando a pressão arterial da população e apresentações de vídeos sobre aleitamento materno e outras atividades de interessa da saúde pública. A Diretoria de Vigilância Sanitária também está atuando em Luís Correia, especialmente no que se às inspeções e orientações aos estabelecimentos que fornecem alimentação durante o período de alta estação e da higiene das instalações sanitárias. Antes mesmo da de iniciar a temporada, a Vigilância Sanitária Estadual já tinha orientado sobre as necessidades que precedem as férias. “Orientamos a necessidade da aquisição de sacos plásticos por parte dos proprietários dos estabelecimentos, a distribuição de camisetas para garçons e proprietários, além do cadastramento de ambulantes pela vigilância sanitária municipal”, explica Vânia Correia, coordenadora de Alimentos da Vigilância Sanitária Estadual. Ela destaca que a Divisa está contando com equipes de técnicos durante todo o mês de julho para orientar nas inspeções das barracas e estabelecimentos que fornecem alimentação. “As fiscalizações nos estabelecimentos estão sendo feitas diariamente nos estabelecimentos que comercializam alimentos, inclusive nas barracas”, explica Vânia.