O Piauí possui a maior cobertura de saúde bucal do país. Atualmente, cerca de 92% da população é coberta por equipes de saúde bucal do Programa Saúde da Família. As equipes estão presentes em 215 municípios do Estado. Em abril deste ano, o Piauí tinha 609 equipes financiadas pelo governo federal. Em dezembro de 2002 esse número não passava de 279. Na tentativa de garantir o intercâmbio entre a coordenação estadual de Saúde Bucal e as coordenações municipais, a Secretaria Estadual da Saúde realizou hoje, no Real Palace Hotel, o 1° Encontro de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal. De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal da Sesapi, Waleska Moreno, cerca de 115 municípios já confirmaram presença no evento, que tem como objetivo principal, além de promover o intercâmbio, capacitar esses profissionais e repassar as diretrizes do Ministério da Saúde em relação à política de saúde bucal. Para a secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves, este encontro é importante, uma vez que permite que os profissionais dos municípios sejam qualificados. “Como o estado é o maior do país na cobertura de saúde bucal, queremos agora que estas equipes estejam qualificadas para que possam garantir a prevenção efetiva junto à população”, afirma. Tatiana destacou ainda que a secretaria está iniciando uma capacitação para Técnicos em Higiene Dental, que irão dar suporte aos profissionais da área de odontologia do Estado.