De 29 a 31 deste mês, o Rio Poty Hotel sediará o XII Encontro Nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). Cerca de 300 pessoas de todo o país devem participar do evento. O objetivo principal do encontro é discutir estratégias de eliminação da hanseníase no País, que ainda é o campeão de casos da doença no mundo.
Nesse sentido, o Estado do Piauí não mede esforços e vem implementando uma série de ações que visam à eliminação da doença. Em janeiro deste ano, a Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi) e o Morhan realizaram a Semana Estadual de Eliminação da Hanseníase, quando o Governo do Piauí e a secretária assinaram uma carta-compromisso se comprometendo a eliminar a hanseníase no Piauí. A campanha foi reforçada com a presença de voluntários do Morhan, como o cantor Ney Matogrosso e a atriz Elke Maravilha.
Vale ressaltar que durante o encontro, haverá a entrega do Prêmio Bacural para artistas, autoridades e pessoas comprometidas com a eliminação da hanseníase em todo o Brasil, como o ex-ministro da Saúde, Humberto Costa, pelo seu empenho no combate a hanseníase. Vários artistas voluntários do Morhan já confirmaram presença no encontro. Nomes como Ney Matogrosso, Solange Couto, Patrícia Pillar e Priscila Fantin.
Os dados em números
O registro ativo do Piauí mostra que, até dezembro de 2004, o Estado possuía 2.101 casos de hanseníase. Segundo a supervisora de Hanseníase da Sesapi, Nelcina Vaz, é um número alto, mas o Estado trabalha campanhas no sentido de reduzir esses casos.