Dia 27 é comemorado o Dia Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho, que tem como enfoque a atenção ao foco preventivo, em causa e complicações, deste tipo de acidente. Em Teresina, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) tem como papel inserir a saúde do trabalhador no foco de atenção básica, sobretudo com enfoques da prevenção, vigilância e notificação e ainda o papel de gerar dados epidemiológicos sobre acidentes e agravos de trabalho.
Além disso, o Cerest realiza ainda 05 projetos de atenção específica à saúde do trabalhador, que são Projeto de Saúde Mental no Trabalho, Projeto de Levantamento dos Agravos à Saúde dos Trabalhadores do Setor Público, Projeto de Proteção e Atenção à Saúde dos Trabalhadores Expostos às Radiações Ionizantes no Serviço Público, Projeto de Agrotóxico e Meio Ambiente do Uso aos Agravos à Saúde do Trabalhador e Projeto de Atenção aos Trabalhadores da Construção Civil: os ambientes de trabalho e os agravos à saúde dos trabalhadores;
Segundo o psicólogo do Cerest, Lucas Guimarães, o projeto de Saúde Mental no Trabalho reconhece a atenção aos transtornos mentais, que segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde aponta, em particular, os transtornos mentais menores como responsável por acometer 30% dos trabalhadores ocupados, e os transtornos mentais graves, cerca de 5 a 10%.
“No Brasil, dados do INSS sobre a concessão de benefícios previdenciários de auxílio-doença, por incapacidade para o trabalho superior a 15 dias e de aposentadoria por invalidez, por incapacidade definitiva para o trabalho, mostram que os transtornos mentais, com destaque para o alcoolismo crônico, ocupam o terceiro lugar entre as causas dessas ocorrências. Este projeto tem ainda como enfoque trabalhar diretamente com o pessoal do setor público, da área da saúde, e ainda do setor da Construção Civil”, diz Lucas.
O CEREST ainda realiza a notificação dos acidentes de trabalho recebidos no Hospital Getúlio Vargas com a finalidade de identificar o trabalhador acometido, para que de acordo com o grau de acidente, seja fatal ou grave, possa gerar notificação e investigação imediata. Isto possibilita a verificação imediata das condições de trabalho produtoras de tais acidentes e com isso evitar outros com os demais trabalhadores inseridos no local. São geradas informações do Relatório de Agravo Relacionado ao Trabalho (RAT) e Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAM).
A Prevenção aos Acidentes de Trabalho é uma realidade crescente, efetiva e essencial na realidade do Piauí. O surgimento do CEREST traz como possibilidade a atenção a este foco, além do seu papel Preventivo e Informacional.
.
O QUE É ACIDENTE DE TRABALHO?
O termo acidentes de trabalho refere-se a todos os acidentes que ocorrem no exercício da atividade laboral ou ainda no percurso de casa para o trabalho e vice-versa, podendo o trabalhador estar inserido tanto no mercado forma como informal de trabalho. São ainda considerados como acidentes de trabalho aqueles que, embora não tenham sido causa única, contribuíram diretamente para a ocorrência do agravo. Incluem-se aqui eventos agudos, que podem ocasionar morte ou lesão, a qual poderá levar à redução temporária ou permanente da capacidade para o trabalho.