Será aberto nesta quinta, às 19h, no Rio Poty Hotel, o XII Encontro Nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). O evento prossegue até o domingo, dia 1° de agosto.
Segundo o coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio, durante o evento será feita uma avaliação da atuação do movimento em todo o país e serão definidas as diretrizes para os próximos dois anos. “Vamos avaliar nossas atividades nos últimos dois anos e também faremos a eleição da nova diretoria nacional do movimento”, diz.
Artur ressalta que cerca de 300 pessoas de todo o país devem participar do evento, que também tem como objetivo discutir estratégias de eliminação da hanseníase no País, que ainda é o campeão de casos da doença no mundo.
Nesse sentido, o Estado do Piauí vem implementando uma série de ações que visam à eliminação da doença. Em janeiro deste ano, a Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi) e o Morhan realizaram a Semana Estadual de Eliminação da Hanseníase, quando o Governo do Piauí e a secretária assinaram uma carta-compromisso se comprometendo a eliminar a hanseníase no Piauí. A campanha foi reforçada com a presença de voluntários do Morhan, como o cantor Ney Matogrosso e a atriz Elke Maravilha.
Vale ressaltar que durante o encontro, haverá a entrega do Prêmio Bacural para artistas, autoridades e pessoas comprometidas com a eliminação da hanseníase em todo o Brasil, dentre eles o Governo dos Estados do Piauí, Rio de Janeiro, dentre outros. Estão sendo aguardadas as vindas do cantor Ney Matogrosso e da atriz Solange Couto.
Os dados em números
No Piauí, o registro ativo de casos mostra que no primeiro semestre deste ano foram registrados 772 casos de hanseníase. Os números mostram que houve uma redução em relação ao número de casos em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 899 casos. Vale ressaltar que a maioria dos portadores da doença tem mais de 15 anos.