O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu, durante o ato público ocorrido na noite de ontem, 3, na Vila Irmã Dulce, em atender as reivindicações feitas pelo prefeito de Teresina, Sílvio Mendes. Ao final de seu pronunciamento, o presidente Lula cumprimentou Sílvio Mendes e disse publicamente que o Governo Federal atenderá as três reivindicações feitas pelo prefeito, especialmente a que se refere à conclusão do Pronto-Socorro de Teresina e à execução da segunda etapa do Projeto Vila Bairro. O compromisso público manifestado pelo presidente da República, durante o ato público na Vila Irmã Dulce, foi provocado pelo pronunciamento do prefeito de Teresina, que pediu a conclusão do Pronto-Socorro de Teresina, através da liberação de recursos avaliados em R$ 4,5 milhões, a liberação de R$ 25 milhões para a execução da segunda etapa do Projeto Vila Bairro e a desoneração da tarifa dos ônibus coletivos, em nome de uma mobilização integrada pela Frente Nacional de Prefeitos, que reivindica a redução de impostos federais sobre os insumos dos sistemas de transportes públicos. Em relação à conclusão do Pronto Socorro de Teresina, Lula disse ao prefeito Sílvio Mendes que, caso haja algum entrave na liberação dos recursos necessários à conclusão do hospital, ele resolverá o problema, garantindo, portanto, a finalização da obra. O prefeito de Teresina e o governador Wellington Dias terão uma audiência com o atual ministro da Saúde, José Saraiva Felipe, na próxima terça-feira, 9. Lula também firmou o compromisso público em liberar os recursos referentes à execução do Projeto Vila Bairro. Pouco após o ato público realizado na Vila Irmã Dulce, Sílvio Mendes se encontrou com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, que também lhe assegurou a liberação dos R$ 25 milhões para a realização da segunda etapa do Projeto Vila Bairro. Em relação à proposta de desoneração das tarifas dos transportes coletivos - um problema que afeta a todas as capitais e cidades de médio e grande porte -, o presidente Lula igualmente assumiu o compromisso de buscar uma solução de maneira a baratear o transporte público no Brasil. Com o compromisso assumido pelo presidente da República, o Governo Federal amplia o campo de suas ações em benefício da comunidade de Teresina, já contemplada com uma série de realizações, que incluem a construção do Metrô, obras de saneamento básico, a construção de 1.133 casas, com investimentos R$ 5 milhões, na Vila Irmã Dulce, e ainda a construção de 181 habitações populares do conjunto habitacional Tenho Fé, com o repasse de R$ 1 milhão - recursos do Ministério das Cidades.