Até o final deste ano mais quatro unidades da Farmácia Popular serão inauguradas em Teresina. As farmácias ficarão localizadas nos bairros Mocambinho, Dirceu, Piçarreira e Parque Piauí.
A primeira unidade da Farmácia Popular do Estado foi inaugurada em março deste ano e está localizada no centro (Rua Félix Pacheco, 1530 - anexo ao prédio do Iapep - Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí).
No caso da unidade do bairro Mocambinho, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) informa que já foi assinado o contrato com a construtora J Coelho Ltda, que é a responsável pela obra. A empresa venceu licitação realizada pela secretaria e tem um prazo de até 90 dias para entregar o prédio. “O prazo é de 90 dias, mas cremos que bem antes disso a obra deve ser entregue”, afirma a presidente da Comissão de Licitação da Secretaria, Nayra Poliana.
No caso das outras três unidades, Nayra destaca que a licitação será feita por lote no dia 12 de setembro. Além disso, vale ressaltar que outras unidades deverão ser instaladas no interior do Estado ainda este ano, nos municípios de Parnaíba, Piripiri, Floriano e Bom Jesus.
Para a secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves, quem ganha com a abertura de novos postos da Farmácia Popular é a população, principalmente a mais carente. “Na Farmácia Popular existem mais de 90 tipos de medicamentos que cobrem 80% das doenças mais comuns entre a população. E o que é melhor: os preços chegam a ser até 85% mais barato que nas farmácias comerciais”, afirma.
Vale ressaltar que o programa é executado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde que adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado, quando necessário, e disponibiliza nas farmácias populares a baixo custo. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldades para realizar o tratamento por causa do preço do medicamento.