Os técnicos da Coordenação da Vigilância Ambiental, da Secretaria Estadual de Saúde ,irão discutir Estratégias de Enfrentamento da raiva animal, no próximo dia 29 deste mês, na Escola Fazendária, a partir das 8:30h.
As estratégias, segundo o gerente de Vigilância em Saúde, Otacílio Batista de Sousa Netto, serão discutidas em decorrência do surto de animais contaminados com raiva, em Teresina.
Os técnicos vão estar discutindo estratégias como campanhas educativas, vacinação em animais domésticos, vigilância sensível, captura dos animais silvestres que atingem animais domésticos em seres humanos e ainda o envio do cérebro dos animais contaminados pela raiva, que serão encaminhados ao Centro de Zoonozes de Teresina, ou ao Laboratório da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Um dos pontos fundamentais da discussão, de acordo com Otacílio, é a disponibilidade de vacinas e soros anti-rábicos, nas unidades de saúde. As discussões estão acontecendo nas regionais de saúde, com a capacitação dos técnicos dos municípios, com o objetivo de proporcionar a realização da Reunião em Teresina, com os municípios convidados, que fazem parte da 4ª Regional.
Os municípios convidados para a Reunião de Estratégias de Enfrentamento são: Altos, Alto Longa, Beneditinos, Coivaras, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Palmeirais, União e Teresina. Dia 24 deste mês foi o dia “D” da campanha de vacinação em animais domésticos.
Maiores Informações: 3216-3555 ou 9452 7400, falar com o Otacílio Batista