Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo do cigarro é responsável por cerca de 25% das doenças coronárias, 85% das doenças pulmonares obstrutivas crônicas, 30% dos casos de câncer; 25% das doenças cerebrovasculares e 90% dos casos de câncer de pulmão.
Além disso, a OMS alerta que a mulher fumante tem um risco maior de infertilidade, câncer do colo do útero e menopausa precoce.
Nesta segunda-feira, dia 29, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Este ano, a campanha tem como tema “Respeite a Lei e a saúde dos não fumantes! É uma questão de responsabilidade social e de respeito à cidadania” e está voltada principalmente aos fumantes passivos, especialmente garçons e profissionais que atuam em ambientes de entretenimento.
Os dados da OMS mostram que a Poluição Tabagística Ambiental é a maior fonte de poluição em ambientes fechados, sendo que o tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo, subseqüente ao tabagismo ativo e ao consumo excessivo de álcool.
A programação da Secretaria Estadual da Saúde para o Dia Nacional de Combate ao Fumo teve início na última sexta-feira, no Riverside Shopping, com uma panfletagem e distribuição de material informativo sobre os males causados pelo uso do cigarro. A mesma atividade aconteceu no sábado, na praça de eventos do Teresina Shopping.
Ontem, técnicos da Secretaria Estadual da Saúde estiveram em União, onde participaram dos festejos do município e fizeram um trabalho de conscientização da população sobre o uso do cigarro. A programação continua ainda na terça-feira (dia 30), na Chesf, e na quarta (dia 31), na Universidade Federal do Piauí.
Maiores Informações: Daurivanda Moraes (Coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso): 3216-3569 e 9482-6524