Mais de trezentas pessoas representando sessenta e quatro municípios da macrorregião de Picos estão participando da I Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador, que acontece até amanhã no Centro de Treinamento Diocesano do município. Representantes de gestores, usuários, trabalhadores, prestadores de serviço, INSS, Ministério do Trabalho participam da conferência que integra ainda representantes de dezenas de sindicatos de trabalhadores da região.
Na abertura do evento, a secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves fez um apanhado histórico das políticas públicas direcionadas à saúde do trabalhador brasileiro, ressaltando os avanços conquistados depois da Constituição de 1988. “Antes da Constituição, apenas os trabalhadores que tinham vínculo empregatício possuiam direito de serem assistidos pelo SUS. Hoje nós avançamos muito. Temos no Piauí um dos Centro de Referência em Saúde do Trabalhador modelo, que vem sendo um exemplo para os outros Estados, não apenas pela estrutura, mas pelos serviços que oferece”, explicou a secretária.
Ela ainda destacou o esforço de toda sociedade piauiense para a construção de uma Rede de Assistência à Saúde do Trabalhador eficiente. “O Cerest conta com a participação ativa de todos os sindicatos de trabalhadores do Piauí, do Ministério Público, do INSS, do Conselho Estadual de Saúde. Além disso estamos todos reunidos na realização dessa conferência para garantir a construção coletiva de um sistema integral de saúde do trabalhador”, diz Tatiana.
De acordo com a representante da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Piauí, Fetag, Patrícia Araújo, o trabalhaor é o maior protagonista da conferência. “É um momento de formulação de propostas, de trazer demandas, de apontar diretrizes para melhorar a gestão da saúde em nosso muniípio, estado, região e país. Esse é um momento que os trabalhadores sentem-se protagonistas da sua situação já que é ele que traz as propostas e diretrizes para apontar caminhos para a saúde”, avalia.
Pela manhã, os participantes da Conferência em Picos assistiram a palestra “Realidade da Saúde do Trabalhador na Macro-Região de Picos” e a apresentação do primeiro eixo temático das Conerências, “Integralidade das Ações de Saúde do Trabalhador”. À tarde, o segundo eixo foi apresentado através do painel temático “A Saúde dos Trabalhadores no âmbito das políticas de desenvolvimento sustentáveis no país”.
Amanhã, o evento prossegue com a apresentação do terceirto eixo temático: “Controle Social em Saúde do Trabalhador”seguida de debate e trabalho de grupos. À tarde, acontecerá a Plenária Final, com aprovação proposta e eleição dos delegados que deverão participar II Conferência Estadual em Saúde do Trabalhador, que acontece em Teresina, de 8 a 10 de outubro.
Antes de ser realizada Conferência Estadual, ainda serão realizadas mais cinco conferências nas macrorregiões. Bom Jesus (02 a 03 de setembro), São Raimundo Nonato (09 a 10 de setembro), Parnaíba (09 a 10 de setembro), Floriano (17 a 18 de setembro) e Teresina (24 a 25 de setembro).