Representantes de diversos segmentos e instituições participaram hoje de uma reunião na Secretaria Estadual da Saúde com o objetivo de construir a Política de Enfrentamento ao HIV /AIDS e o Plano de Metas e Ações (PAM) 2006.
Segundo o coordenador de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Sesapi, Antão Ferreira, na reunião de hoje estavam presentes representantes do Conselho Tutelar, Grupo Matizes, RNP+ (Rede de Pessoas que vivem com HIV), Fetag, MST, Lar da Esperança, Centro Dialogo e movimento Negro.
O coordenador explica que ontem a reunião foi com representantes do Instituto Nathan Portela, da Maternidade Dona Evangelina Rosa e Centro de Testagem e Aconselhamento. “É importante que a gente construa esse plano de ações e metas envolvendo todas essas instituições porque a gente recebe todas essas sugestões e tenta atender, da melhor forma, essas propostas, para que todos possam ser contemplados dentro do Plano de Ações e Metas”, afirma Antão.
Vale ressaltar que o PAM é o plano que busca sustentatibilidade financeira e de estimulo ao desenvolvimento de ações de controle do HIV/AIDS, que atua na promoção, prevenção e proteção, bem como no diagnóstico, tratamento e assistência das pessoas portadoras do HIV.
O coordenador ressalta ainda que na quinta-feira haverá reunião com as coordenações da Secretaria Estadual da Saúde e representantes da Secretaria Estadual da Educação, Secretaria de Assistência Social e Cidadania e Secretaria de Justiça. “O plano será consolidado no próximo dia 22”, finaliza.