Trabalhar Sim, Adoecer Não. Este é o tema da Conferência de Saúde do Trabalhador que será realizada em Brasília, no período de 24 a 27 de novembro deste ano. O Estado do Piauí já deu início às conferências municipais, que estão sendo realizadas nas Macro-Regiões, que têm como objetivo propor diretrizes para efetivar a ação articulada dos órgãos setoriais do Estado, envolvidos na implementação da política de saúde do trabalhador, efetivar e ampliar o controle social, e ainda, eleger delegados para a II Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador, que será realizada no período de 08 a 10 de outubro deste ano. A Macro-Região de Parnaíba realizou neste final de semana a Conferência de Saúde do Trabalhador, no auditório da Uespi, com a presença de representantes de usuários, de trabalhadores e de gestores em saúde. A diretora de Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Maria Eulálio, representou a secretária estadual de Saúde, Tatiana Chaves, na abertura do evento e fez a leitura do regimento da conferência, que foi aprovado por unanimidade. O Representante do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência Social no Estado do Piauí (Sintsprevs), portanto, representando os trabalhadores do município de Parnaíba, José de Ribamar da Silva, disse que a conscientização dos trabalhadores em reivindicar seus direitos, ainda é muito pequena. “O trabalhador precisa mudar a cultura de que saúde é um favor político. Estamos precisando efetivamente desmistificar essa cultura e conscientizar o trabalhador a reivindicar uma saúde de qualidade”, ressaltou José de Ribamar. A diretora dos postos e hospitais de saúde de Parnaíba, Maria do Socorro Candeira Costa, entende que as ações de saúde não têm sido integradas (num contexto geral) às demais ações de saúde, executadas pelos municípios. “O que a gente espera é que as conferências de saúde apresentem novas possibilidades de ações e integrem ações voltadas para a saúde do trabalhador, às demais ações realizadas, no sentido de fazer cumprir o princípio da integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS), que diz que o indivíduo tem que ser atendido no conjunto de suas necessidades”, comenta Maria do Socorro. Ela diz ainda que o município de Parnaíba pretende planejar essas ações, para que elas possam ser desenvolvidas nas unidades de saúde. O chefe do Serviço de Benefício do INSS, Carlos Augusto da Silva Viana, foi um dos palestrantesdo evento e falou da importância das conferências e das discussões sobre a saúde do trabalhador. “É importante discutir os problemas e apontar soluções”, ressaltou Carlos Augusto. Ele apresentou dados fornecidos pelo INSS, onde são apontados um aumento considerável de casos de trabalhadores que estão dando entrada em auxílio acidente, comparando o mesmo período do ano passado. Os dados mostram por exemplo, que no período de janeiro a dezembro de 2004, um total de 3.477 (três mil, quatrocentos e setenta e sete pessoas, entraram com pedido de auxílio acidente, enquanto que este ano, de janeiro até agosto, já foram contabilizados 2. 187 (Dois mil, cento e oitenta e sete casos de pedidos de auxílio acidente. Os pedidos de aposentadoria por invalidez no ano passado, somam um total de 6. 156( seis mil, cento e cinqüenta e seis) e este ano, de janeiro a agosto, já foram apresentados 4.397(quatro mil, trezentos e noventa e sete) casos de aposentadoria por invalidez. Carlos Augusto falou ainda da importância do PEP (Programa de Educação Previdenciária) para conscientização dos trabalhadores em empresas, associações de trabalhadores e conferências. “A meta do INSS é tentar incluir trabalhadores informais, para a inclusão no sistema previdenciário, a fim de garantir o sistema, ou seja, quanto mais pessoas estiverem contribuindo, melhor para a previdência do trabalhador”, esclarece Carlos Augusto. O secretário de saúde do município de Cajueiro da Praia, Carlos Vinícius, ressaltou sobre a importância das políticas públicas de saúde que estão sendo implantadas agora no município, que procuram trabalhar ações, sempre vinculadas à Vigilância Sanitária. “É necessário se fazer uma seleção e diagnóstico da situação do município. Um dos problemas que mais nos preocupam são de doenças de pele nos pescadores e também precisamos trabalhar uma forma de prevenção com os trabalhadores em agricultura”, finalizou Carlos Vinícius. As temáticas debatidas durante a conferência da Macro-Região de Parnaíba foram: “Integralidade das Ações de Saúde do Trabalhador”, proferida pelo representante do INSS, Carlos Augusto, “A Saúde dos Trabalhadores no Âmbito das Políticas de Desenvolvimento Sustentável no País”, pela diretora de Planejamento da Sesapi, Ana Maria Eulálio; “Controle Social em Saúde do Trabalhador”, pelo representante do Sintsprevs, José de Ribamar. Depois foram realizados trabalhos em grupos, dos três temas apresentados e no final do evento, a realização da plenária final, com a eleição dos delegados para a II Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador do Piauí.