O Governo do Piauí, através de uma parceria entre a Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), está levando a todos os municípios do Piauí, gratuitamente, a possibilidade de realização do teste do pezinho em todas as crianças recém-nascidas. Através do exame diversas doenças podem ser detectadas logo nos primeiros dias de vida.
A informação foi transmitida em carta aberta aos profissionais de saúde, assinada pelo governador Wellington Dias, pela coordenadora da Ceid, Rejane Dias, e pela secretária de Saúde,Tatiana Chaves, solicitando a colaboração de todos no sentido de que em cada cidade tenha um posto de coleta e material adequado, considerando que todos os municípios já foram capacitados.
“Contamos com sua experiência e dedicação, não apenas na orientação das futuras mamães quanto à importância do teste do pezinho”, diz a carta, recomendando que, caso a cidade ainda não conte com um posto de coleta, a pessoa deve procurar a Secretaria de Saúde do município e fazer seu cadastramento. Assim, estará contribuindo para uma vida mais digna e saudável para os bebês.
“Teste do pezinho - se você ama seu bebê, não deixe de fazer” - é o slogan da campanha, que depende do profissionalismo e do carinho no trato com as pessoas pelos servidores da área de Saúde. A correspondência conclui afirmando que o Governo do Piauí está fazendo a parte que lhe cabe, trabalhando pela melhoria da qualidade de vida dos piauienses, acrescentando que o profissional de saúde, que desempenha uma importante missão, também faz parte desse povo bonito, honesto e trabalhador.