A Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (Sasc), em parceria com a Maternidade Dona Evangelina Rosa, entregou 130 kits bebês para mulheres gestantes em situação de vulnerabilidade social. A doação, que faz parte do programa Gravidez Saudável, aconteceu na última sexta-feira, durante solenidade no auditório da Associação dos Industriais do Piauí (AIP).
O Projeto é executado desde agosto de 2004 e visa atender, através da obtenção de benefícios eventuais, gestantes que se encontram em estado de vulnerabilidade social, viabilizando dessa forma o atendimento às necessidades emergenciais àquelas que se caracterizam como usuárias da política de assistência social. “Com esse programa estamos, principalmente, orientando as futuras mamães sobre o cuidados com o filho a partir dos primeiros dias de vida como, por exemplo, a realização do teste do pezinho o qual permite o diagnóstico precoce de anomalias mentais e conseqüentemente o tratamento adequado para que a criança tenha uma vida saudável”, disse Rejane Dias.
Através do Projeto Gravidez Saudável, a Sasc e a Maternidade Dona Evangelina Rosa doam kits para recém-nascidos; estimula a realização do pré-natal desde o início da gravidez, e orientam gestantes sobre amamentação, cuidados com o bebê e planejamento familiar, através de palestras educativas. Cleidiane dos Santos está grávida de oitos meses e teve o acompanhamento na Maternidade desde o primeiro mês de gestação. “É muito importante a gente ter essa orientação principalmente quando se trata do primeiro filho.”