O Centro Cirúrgico do Hospital Infantil Lucídio Portela, após dois meses de reforma, foi reaberto, na última sexta-feira, 16, pelo governador Wellington Dias e pela coordenadora para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid), Rejane Dias. A solenidade contou com a presença do diretor do hospital, Antonio Macedo, do vice-prefeito de Bom Jesus, Fábio Novo, do diretor da Unidade de Organização Hospitalar, Telmo Mesquita, dentre outras autoridades. A secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves, não participou do evento devido a problemas de saúde.
Na reforma do Centro Cirúrgico foram investidos recursos na ordem de R$ 350 mil, incluindo a aquisição de novos equipamentos, como foco cirúrgico, unidade de cuidados intensivos e reanimação para recém-nascido, autoclave, aspirador cirúrgico, dentre outros.
Segundo o governador Wellington Dias, a reforma do Centro Cirúrgico é um marco para o Hospital Infantil. “Há 19 anos que o hospital foi fundado e nunca tinha passado por nenhuma reforma. Então, é com grande alegria que estou aqui hoje entregando esta obra”, disse.
De acordo com o diretor de Organização Hospitalar da Sesapi, Telmo Mesquita, a reforma não é um fato isolado. “Estamos realizando reformas tanto nos hospitais da capital como nos hospitais do interior. Além disso, a Secretaria adquiriu equipamentos para reestruturar boa parte das unidades de saúde do interior do Estado, no sentido de dotá-las de maior resolutividade”, afirmou.
Vale ressaltar que a reforma incluiu a troca de todo o piso do Centro Cirúrgico, das divisórias de madeira antigas por outras adequadas e troca do revestimento de parede, que estava ultrapassado segundo a Vigilância Sanitária.
O diretor do hospital, Antonio Macedo, destaca que durante o período da reforma todas as cirurgias pediátricas de urgência foram realizadas no Hospital Getúlio Vargas e as demais cirurgias foram encaminhadas para os hospitais do município.