O Hospital Regional Tibério Nunes, de Floriano, completa trinta anos esse mês com a maior reforma desde a sua inauguração. No último sábado, a secretária de saúde, Tatiana Chaves, entregou os novos equipamentos que irão modernizar e melhorar setores essenciais para a assistência no hospital, especialmente no que se refere à média e alta complexidade. Foram entregues equipamentos para os centros cirúrgicos, laboratório de análises clínicas, urgência e emergência, gerador, uma lavanderia completa e moderna, colposcópio ginecológico, unidade de reanimação cardiorespiratória, entre outros. Em equipamentos e reformas o tesouro estadual investiu cerca de meio milhão de reais no hospital que atende mensalmente mais de dez mil pacientes de quarenta municípios do Piauí e até do Maranhão. Em internações mensais o número de pacientes chega a setecentos. De acordo com a secretária a reestruturação dos hospitais faz parte de uma política de organização da assistência de saúde em todo o Estado. “Essa é uma prioridade do governador Wellington Dias. O projeto de reestruturação desses hospitais integra não apenas a aquisição de equipamentos. Nós estamos ainda recuperando as partes críticas do hospital”, revela Tatiana. Com a reforma, estão sendo recuperados os três centros cirúrgicos, a nutrição, a lavanderia, a urgência e emergência e a semi-intensiva do hospital. Além disso, a Secretaria Estadual da Saúde já chamou os concursados para garantir a oferta de profissionais preparados para atuarem no hospital e no SAMU. “Com essa reforma garantiremos que até o mês de novembro seja instalado o Serviço Móvel de Urgência na macrorregião. Já estamos repassando o recurso para o Fundo Municipal de Saúde de Floriano para que comecem de imediato as obras para a construção da base de estabilização do SAMU. Isso garante o serviço em pelo menos mais vinte e seis municípios da macro”, explica a secretária. Para o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues a reforma do Hospital e a aquisição de novos equipamentos são provas do compromisso do Governo do Estado com a cidade. “Nós estamos trabalhando para que Floriano seja uma cidade referência para a área de saúde e essa reforma mostra que isso realmente será possível. Sabemos que as coisas não vão acontecer da noite para o dia, mas o mais importante é ver que o Governo está investindo pesado para que isso possa se concretizar”, disse o prefeito. A previsão é que até o final do mês de outubro o governador Wellington Dias deve inaugurar a reforma do Hospital Regional Tibério Nunes, bem como de uma série de reformas que estão acontecendo simultaneamente em todo interior do Estado.