Foi realizada neste final de semana no município de Floriano, a Conferência Regional de Saúde do Trabalhador, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
A abertura do evento foi feita pela técnica e coordenadora de Vigilância de Ambiente e Condições de Trabalho, da Sesapi, Vera Regina Rodrigues, representando a secretária de Saúde, Tatiana Chaves.
A conferência teve boa participação, com representantes dos trabalhadores em Saúde, usuários e gestores dos municípios que compõem a Macro-Região de Floriano. O evento teve início na sexta-feira, com a leitura e aprovação do Regimento, e em seguida a exposição dos painéis temáticos “Realidade da Saúde do Trabalhador na Macro-Região”, “Integralidade das Ações de Saúde do Trabalhador”.
À tarde a programação prosseguiu com as temáticas “A Saúde dos Trabalhadores no Âmbito das Políticas de Desenvolvimento Sustentável no País” e Controle Social em Saúde do Trabalhador”. As palestras foram proferidas por representantes da Sesapi, do DRT, INSS, representante dos trabalhadores e o coordenador da Mesa.
No sábado a plenária se dividiu em grupos, para discutir as temáticas e a escolha das propostas, pelos representantes dos municípios. No final da tarde foi realizada a eleição dos delegados que irão participar da II Conferência de Saúde do Trabalhador em Teresina, no período de 8 a 9 de outubro deste ano.
Para o secretário de Saúde do município de Floriano, Osmar Siqueira Procópio, a conferência realizada no município é importante porque os representantes dos municípios têm a oportunidade de discutir de forma democrática, os problemas locais, pertinentes à saúde do trabalhador.
“Vamos elaborar propostas tanto do nosso município, quanto de municípios vizinhos, que compõem a Macro-Região, que serão encaminhadas para a conferência estadual”, ressaltou Osmar Siqueira.
Segundo ele, os problemas mais difíceis enfrentados pelos trabalhadores são os mecanismos que asseguram ao acesso dos serviços de saúde. “O que a gente nota é que os pacientes são desprotegidos. O trabalhador é submetido a uma situação de precariedade e para que ele possa render mais, ele precisa de boas condições de trabalho”, reforça.
O encerramento das Conferências será realizado em Teresina, nos dias 24 e 25 deste mês, com a Macro-Região de Teresina.