Representantes de 40 municípios participaram hoje de uma reunião no auditório do Real Palace Hotel com técnicos da Secretaria Estadual da Saúde sobre a adesão do Estado à Política Nacional para Hospitais de Pequeno Porte (HPP). A reunião prossegue nesta quinta com representantes de outros 35 municípios. Durante a reunião, os secretários municipais de saúde e diretores dos hospitais traçaram e discutiram estratégias para consolidar as metas do Estado tendo em vista a adesão ao programa. Segundo a diretora da Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Secretaria de Saúde, Marilia Futino, a consolidação das metas é um dos passos para a adesão do Estado à Política dos HPP. “Depois de aprovado pelo Ministério, alguns procedimentos mudam, como a resolutividade dessas unidades, o modo de pagar os procedimentos e o valor dos recursos também muda, sendo que na maioria dos casos irá aumentar esse valor”, disse. É importante destacar que como parte dessa política e na tentativa de organizar a rede de atenção hospitalar em nível regional, o Governo do Estado irá municipalizar cerca de 74 unidades de saúde. Antes disso, porém, essas unidades passarão por reformas. “Existem projetos que prevêem investimentos na ordem de R$ 9 milhões para a melhoria das condições físicas dos hospitais. Desta forma, vale lembrar que o Estado não vai simplesmente entregar estes hospitais aos municípios. Antes, será feita uma reforma na estrutura física destas unidades e adquiridos equipamentos para as mesmas”, ressalta a secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves. Tatiana destaca que foram estabelecidos critérios para a municipalização destas unidades. “Um dos principais critérios é a unidade possuir de 5 a 30 leitos e se encontrar em municípios com até 30 mil habitantes, além de estar localizado em municípios que apresentem cobertura do Programa Saúde da Família acima de 70%”, diz.