A Secretaria Estadual de Saúde realiza no próximo sábado, dia 24, em todos os municípios piauienses, a Campanha de Vacinação Anti-Rábica. Sábado é o Dia “D”, mas a vacinação deverá continuar até o dia 25 de outubro deste ano.
A meta da campanha, segundo o supervisor de Zoonozes e Animais Peçonhentos da Sesapi, Júlio César da Silva Barros, é vacinar 383.387 cães e 115. 016 gatos em todo o Estado. Para isso, a secretaria mobilizou técnicos em todo o Estado e está disponibilizando toda sua estrutura de veículos e recursos humanos.
Júlio César diz que cada município deve observa sua meta de vacinação para cães e gatos. “O município que não atingir 80% de cobertura vacinal deverá realizar uma implementação. Os cães e gatos deverão ser vacinados a partir de um mês de vida, independente do peso e idade”, explica Júlio César.
Ele diz ainda que animais como macaco, soinho, coelho e raposa não devem ser vacinados. No ano passado, foi registrado um caso de raiva animal em bovino, que foi detectado no município de Corrente, cinco casos de morcegos em São Miguel do Tapuio, dois casos de raiva em bovino no município de Sebastoão Barros, um caso de raposa em Miguel Alves e um caso de raiva animal também em raposa, no município de Teresina.
Este ano, no município de Luís Correia foi registrado um caso de raiva em cão no mês de fevereiro; um caso de morcego hematófago no mês de abril em Castelo do Piauí; seis casos em raposa no mês de maio em Teresina; oito casos em raposa no mês de junho em Teresina e um caso de raiva animal em bovino no mês de junho na cidade de Cristalândia.
No mês de julho ocorreram dois casos de raiva animal em cães no município de Marcolândia e dois casos de raposa também no mês de julho e um caso de raiva animal no município de Parnaíba, no mês de agosto.
Mais informações pelo telefone 9405 9838 (falar com Júlio César-supervisor da Zoonozes e Animais Peçonhentos, da Sesapi)