Cerca de 200 trabalhadores e profissionais da saúde participaram neste sábado da I Conferência Macro-Regional de Saúde do Trabalhador de Teresina, que tem como tema “Trabalhar Sim, Adoecer Não”. O evento foi realizado no auditório do INSS e foi aberto pela secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves. A secretária destacou a importância da conferência e os avanços conseguidos pelo Estado do Piauí em relação às políticas de saúde do trabalhador. “O atendimento do trabalhador pelo Sistema Único de Saúde é um dos maiores avanças neste sentido. Há 20 anos atrás, quem não tinha carteira de trabalho era tratado como indigente e hoje o sistema atende a todos de maneira integral”, ressaltou Tatiana. Os objetivos da conferência são implementar e efetivar as Políticas de Saúde do Trabalhador, ampliar o Controle Social e ainda trabalhar com aspectos voltados ao Desenvolvimento Sustentável e a Saúde do Trabalhador. Neste sentido, a secretária destacou que o Piauí tem uma política de saúde do trabalhador sólida e falou do papel do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Piauí como parte dessa política. “O Cerest realiza atendimento em diversas áreas nos três turnos para os nossos trabalhadores, sejam de carteira assinada ou não. Em breve estaremos abrindo centros regionais nas macros de Floriano, Parnaíba, Picos e Bom Jesus”. Vale ressaltar que a conferência já havia sido realizada em Floriano, Bom Jesus, Picos, São Raimundo Nonato e Parnaíba, sendo que em todas essas macro-regionais foram apresentadas propostas e moções que serão discutidas da Conferência Estadual e posteriormente na Nacional, que será realizada de 24 a 27 de novembro em Brasília. Sob a coordenação da Secretaria Estadual da Saúde e do Conselho Estadual de Saúde, delegados, gestores, usuários, trabalhadores além de representantes do INSS, Ministério do Trabalho, entre outros setores ligados à Saúde do Trabalhador discutiram a Integralidade e Transversalidade em Saúde do Trabalhador; Desenvolvimento Sustentável e Saúde do Trabalhador; e ainda o Controle Social, nas Políticas de Saúde do Trabalhador. Depois da apresentação e discussão desses três eixos, a exemplo das outras conferências, foram formados grupos temáticos que formularam de propostas a serem apreciadas na plenária final.