O Hospital Getúlio Vargas recebe nesta terça-feira, a partir das 9h, uma visita mais que especial dos Doutores Cidadãos, que fazem parte de uma Organização Não Governamental com sede em São Paulo cujo objetivo é levar alegria aos doentes e acompanhantes em hospitais do país. Na quarta, os doutores visitam o Hospital Infantil Lucídio Portela.
O trabalho consiste principalmente na sensibilização dos profissionais dos hospitais no sentido de que estes possam oferecer um tratamento mais humano aos pacientes. O conceito de humanização hospitalar seguido pelos doutores cidadãos assemelha-se com o trabalho do médico Hunter Patch Adams, que teve sua obra mundialmente reconhecida quando levada às telas do cinema no filme “Patch Adams, o Amor é contagioso”.
O grupo já atende mais de 10 mil pacientes por mês em 32 hospitais de São Paulo, além de outros milhares de acompanhantes e profissionais que são contagiados pelo clima criado. A equipe conta com 300 voluntários atuantes.
De acordo com um dos integrantes do projeto, Roberto Ravangnani, a viagem ao Piauí é a oitava que eles fazem pelo país para divulgar o trabalho dos Doutores Cidadãos. “Em três estados já estamos fechando parceria e queremos fechar agora com o estado do Piauí para que possamos desenvolver nossas atividades por aqui. A idéia é levar esse trabalho a um número cada vez maiores de pessoas”, diz.
Neste sentido, dois integrantes do grupo estiveram hoje com a secretária Tatiana Chaves e fizeram uma apresentação prévia do projeto para ela, que se mostrou interessada em desenvolvê-lo. A secretária mostrou interesse, que deverá ser encaminhado à Secretaria em breve. “Com certeza, vamos ver a possibilidade de viabilizar esse trabalho em nossos hospitais da capital”, afirma.
Roberto explica que em cada estado por onde passam, é feita uma visita aos hospitais, onde é feita uma demonstração do trabalho dos doutores cidadãos. “Em seguida fazemos oficina de sensibilização com os futuros profissionais”, ressalta.