Trabalhadores e delegados de 223 municípios piauienses, cerca de mil pessoas, participarão da II Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador, que acontecerá dias 8 e 9 de outubro, no Centro de Convenções de Teresina. O evento é promovido pelo Conselho Estadual de Saúde, com apoio da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) e do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão vinculado à Sesapi. Segundo informações de Cristiane Fernandes Miranda, técnica do Cerest, deverão participar do evento, cujo tema central é “Trabalhar sim, adoecer não”, o coordenador de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Magno Antônio Gomes Perez, além de técnicos do Conselho Nacional de Saúde. Ela disse que a temática discutirá a saúde do trabalhador de forma integrada e que, ao realizar o evento, o Governo do Piauí retira um atraso de dez anos. “É exigência do Ministério da Saúde a realização dessa conferência a cada quatro anos, o que não vinha sendo cumprido”, afirmou. O coordenador da conferência, Osvando Soares, que também é membro do Conselho Estadual de Saúde, disse que o evento discutirá a ampliação do controle social, proporcionando maior controle sobre a saúde do trabalhador. “Para se ter uma idéia, ainda temos pouco conhecimento estatístico, por exemplo, dos acidentes de trabalho, uma vez que somos informados apenas dos casos que chegam à Previdência Social”, afirmou. “Isso deixa de fora acidentes sofridos por trabalhadores informais, por exemplo”. Mais cinco unidades do Cerest serão criadas no Piauí No Piauí, a estimativa é de que as autoridades tomem conhecimento de, apenas, cerca de 4% dos acidentes de trabalho. Uma das alternativas para a solução do problema é a implantação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, que implica na implantação de mais unidades do Cerest no Piauí. Como já existe o Cerest de abrangência estadual, está em estudo a criação de cinco unidades em municípios que são importantes sedes regionais. São eles Floriano, Picos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Parnaíba. “Estimamos que eles sejam implantados, no mais tardar, até o fim do próximo ano”, disse Osvando Soares. A ampliação das unidades do Cerest também será discutida na II Conferência Estadual da Saúde do Trabalhador.