Cinqüenta técnicos da vigilância sanitária de vinte e três municípios estão participando até amanhã (sexta-feira), na cidade de Oeiras, de mais um Curso de Capacitação em Inspeção em Serviços e Produtos, promovido pela Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária.
Durante o curso, que tem carga horária de quarenta/horas aula, os técnicos dos municípios estão recebendo todas as orientações sobre as legislações em vigilância sanitária, as atribuições, competências, financiamento, gestão e níveis de complexidade do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e inspeções.
Os participantes ainda recebem informações sobre controle sanitário de medicamentos, boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos, saneamento ambiental, gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde, unidades básicas de saúde e vigilância em saúde do trabalhador. “O mais importante nesse curso é que os profissionais não apenas recebem as orientações mais importantes sobre vigilância sanitária, mas também exercitam na prática o que aprenderam já que depois das aulas teóricas o corpo técnico da Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária acompanha-os na visita de todos os estabelecimentos que eles precisam para entender mais de inspeção sanitária”, explica a secretária de Saúde Tatiana Chaves.
Na última quarta-feira, Tatiana participou do curso onde falou sobre a evolução da vigilância sanitária do Estado. “Há mais de quinze anos trabalho em vigilância sanitária e hoje vejo a nossa evolução. Isso é importante porque nós só podemos diminuir o número de pacientes em leitos de hospitais, diminuir as doenças, mortes e até o uso de medicamentos se for através da prevenção”, destaca secretária.
Apesar do curso estar sendo dado na cidade de Oeiras, técnicos as regiões do Estado estão participando. Corrente, Campo Maior, Santa Cruz dos Milagres, Uruçuí, Jaicós são apenas alguns dos vinte e três municípios que mandaram representantes.
“A Vigilância Sanitária do Estado vem trabalhando sempre nesse sentido de multiplicar as informações e capacitar os técnicos municipais para que juntos possamos os garantir serviços e produtos de melhor qualidade e que preze pela saúde de todos os piauienses”, ressalta Tatiana Chaves.