Foi aberta hoje pela manhã, no Centro de Convenções, a II Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador que tem como tema "Trabalhar sim, adoecer não". Centenas de pessoas entre delegados, usuários, trabalhadores, convidados e gestores de todo o Piauí estão discutindo as políticas de saúde do trabalhador a serem levadas a III Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, em Brasília, no próximo mês.
Entre as autoridades que participaram da solenidade de abertura a secretária de Saúde Tatiana Chaves, o deputado federal Nazareno Fonteles, os deputados estaduais Olavo Rebelo e Flora Isabel, o coordenador da II Conferência Nacional em Saúde do Trabalhador, Marco Perez, além de representantes do INSS, Ministério do Trabalho e de mais de vinte sindicatos e federações de trabalhadores.
De acordo com o representante do Ministério da Saúde, o objetivo da conferência, que será encerrada amanhã, é introduzir as políticas integradas de saúde do trabalhador no SUS. "A importância desse processo, que já envolve mais de 700 municípios de todo Brasil de todos os estados é levantar todas as propostas tanto a nível local como a nível estadual e nacional para que políticas de saúde do trabalhador sejam implementadas pelo SUS . Essas políticas, conforme a constituição exige, precisam ser universais a todos os trabalhadores", ressalta Marco Perez.
Ele explica que para o trabalhador essa discussão é importante à medida em que pretende melhorar o acesso às políticas de saúde e às condições de vida no trabalho, além de propor melhor atenção na área de saúde pública."É essa nova política que vai melhorar as condições de vida no trabalho, diminuir os acidentes no trabalho, diminuir as doenças do trabalho, e atender as pessoas acidentadas e adoecidas pelo trabalho", explica.
Na abertura da Conferência, a secretária da Saúde, Tatiana Chaves ressaltou a importância que o Gorverno do Estado está dando às políticas de saúde do trabalhador. "Nesse Governo tivemos a honra de entregar a população um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, que hoje é reconhecido nacionalmente sendo visitado por mais de oito estados, como um dos melhores do Brasil. Hoje o Cerest funciona com uma equipe multidisciplinar atendendo e acolhendo os trabalhadores do Piauí garantindo a sua organização da rede de média e alta complexidade", disse a secretária.
O deputado federal Nazareno Fonteles ressaltou a importância desse momento em que se discute a política nacional de saúde do trabalhador. "Há dez anos não se promove uma Conferência em Saúde do Trabalhador. A realização dessa conferência prova o compromisso do governo federal em garantir o acesso equitativo à saúde aos trabalhadores. Esse momento é histórico especialmente quando temos um presidente operário, que conhece a fundo a causa dos trabalhadores", destacou.
A Conferência prosseguiu a tarde com a discussão dos três eixos temáticos: Como Garantir a integralidade e a transversalidade da ação do Estadoem saúde dos trabalhadores? Como incorporar a saúde dos trabalhadores nas políticas de desenvolvimento sustentável? Como efetivar e ampliar o Controle Social em Saúde dos trabalhadores?
Amanhã (domingo), a Conferência segue com a elaboração das propostas e a eleição dos delegados piauienses que irão representar o Estado na III Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, de 24 a 27 de novembro, em Brasília.