O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí e por meio do Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí (Prosar), inaugura neste domingo, dia 23, os primeiros Sistemas de Abastecimento d’água e Esgotamento Sanitário em 03 localidades rurais, beneficiando 312 famílias das comunidades de Marrecas e Mourões, no município de Colônia do Piauí, e da comunidade de Buriti do Rei, em Oeiras.
No município de Colônia do Piauí serão beneficiados 185 domicílios, sendo 82 na localidade de Marrecas e 103 na localidade de Mourões. Enquanto no município de Oeiras, com 127 domicílios na localidade de Buriti do Rei. A população total beneficiadas nestas comunidades é de aproximadamente 1.560 pessoas.
Na implantação destes sistemas foram investidos recursos na ordem de R$ 1.165.413,69 (um milhão cento sessenta cinco mil quatrocentos treze reais e sessenta nove centavos), incluindo também estudos e perfurações de três poços tubulares.
O Prosar é resultante da Cooperação Financeira oficial Alemanha - Brasil, através de um Contrato estabelecido entre o Ministério da Saúde (mutuário) e o KfW (agente financiador), sendo a Secretaria Estadual da Saúde a responsável pela execução.
O trabalho do Prosar é focado na região do semi-árido piauiense, nas seguintes regionais de Saúde: Fronteiras, Oeiras, Paulistana, Picos e Valença. Segundo o coordenador do Prosar, Hamilton Campelo, objetivo geral do programa é “a contribuição sustentável para a melhoria das condições de saúde na área do Programa”, diz.
Além disso, o Prosar trabalha no sentido de garantir o atendimento sustentável da população com água potável e esgoto, assim como a manutenção e o funcionamento do sistema e melhorar os hábitos de higiene e de saúde preventiva da população”, destaca Hamilton.
Existem ainda em execução mais 14 obras de Sistemas de Abastecimento D’água e Esgotamento Sanitário sendo executadas pelo Prosar no Estado, com previsão de entrega até o final do ano. Ao todo, 2.237 domicílios serão beneficiados, que corresponde a uma população de 11.185 pessoas.