A Secretaria Estadual da Saúde, através da Diretoria de Vigilância Sanitária, lança amanhã (dia 25), às 9h, durante a abertura do I Seminário Estadual de Resíduos Sólidos de Saúde, que acontece até a próxima quarta-feira (26) no Real Palace Hotel, o Projeto Cidadão Vigilante.
De acordo com a secretária de Saúde, Tatiana Chaves, o projeto integra uma série de ações que têm como objetivo fazer com que a sociedade participe de forma mais ativa do processo de prevenção à saúde. “Mais que fiscalização e controle, a Vigilância Sanitária deve orientar e educar a população com vistas à promoção e proteção da saúde de toda a sociedade. É o exercício do direito à cidadania fazendo das pessoas que dela participam verdadeiros Cidadãos Vigilantes”, explica.
Ela ressalta que o objetivo é informar a sociedade sobre as ações da VISA e sobre a Legislação Sanitária de forma a possibilitar que a população conheça e exercite seus direitos e deveres. “Para isso preparamos cartilhas de fácil entendimento e de grande apelo visual sobre Vigilância Sanitária, Medicamentos, Saneantes, Serviços de Saúde, Alimentos e Saúde do Trabalhador. O material será distribuído para todo Piauí através da sua Rede Assistencial de Saúde e durante palestras em escolas, sindicatos e entre outros segmentos multiplicadores como agentes de saúde, líderes comunitários e conselhos de classe e durante os cursos de capacitação direcionados aos técnicos das Vigilâncias Sanitárias Municipais”, ressalta Tatiana.
Por outro lado, a Vigilância Sanitária está instituindo uma Ouvidoria, que já começou a funcionar através de uma linha direta gratuita (08002803655). Por essa linha, os técnicos de plantão da DIVISA, que foram treinados para receberem as denúncias, ouvir as queixas e as sugestões, garantem maior resolutividade e desburocratização das ações e do sistema. “Atualmente, o Projeto está em processo de expansão cujo objetivo é fazer que as informações cheguem aos 223 municípios piauienses garantindo, inclusive, reconhecimento público aos cidadãos que se destacarem nas suas comunidades e nos seus municípios no que tange à disseminação das informações e ao engajamento social do Projeto”, destaca a secretária Tatiana Chaves.
O I Seminário Estadual de Resíduos dos Serviços de Saúde tem como objetivos mobilizar os geradores de resíduos dos serviços de saúde para o cumprimento da legislação Sanitária e Ambiental e discutir estratégias para o gerenciamento de resíduos de saúde do Piauí. O evento começa às 9h e às 10h as discussões se iniciam com a palestra da Dra. Tânia Mascarenhas do Ministério do Meio Ambiente. Ela vai falar sobre “Saneamento Ambiental: Situação Atual no Brasil e no Piauí”.
À tarde, o seminário continua com as discussões sobre “Resíduos de Serviços de Saúde: Princípios, Abrangência, Classificação e Responsabilidades”. Na quarta-feira o evento prossegue nos dois turnos com a realização de mais duas palestras e uma mesa redonda com o tema. “A Gestão dos Lixões a Céu Aberto e Aterros Controlados no Estado do Piauí”.