Hospitais e clínicas públicas e privadas, Vigilâncias Sanitárias Municipais e Sindicatos participaram hoje da abertura do I Seminário Estadual de Resíduos Sólidos de Saúde, que acontece até amanhã no Real Palace Hotel. O evento, que é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde através da Vigilância Sanitária, contou com a participação da secretária estadual de Saúde Tatiana Chaves, com a coordenadora de Saúde do Ministério Público estadual Cláudia Seabra, com o presidente do Conselho Regional de Saúde Marcos Aurélio Rufino, entre outras autoridades. Na ocasião ainda foi lançado o Programa Cidadão Vigilante. A secretária Tatiana Chaves ressaltou que o SUS deve ser construído a várias mãos e que o seminário, bem como o Cidadão Vigilante, é um passo importante para essa construção. “O Cidadão Vigilante integra uma série de ações que têm como objetivo fazer com que a sociedade participe de forma mais ativa do processo de prevenção à saúde. Por outro lado, esse seminário chama atenção de todos nós, responsáveis pelos resíduos dos serviços de saúde, procurar alternativas e medidas que garantam a preservação da saúde tanto do homem quanto do meio ambiente”, disse a secretária explicando que o evento tem como objetivos mobilizar os geradores de resíduos dos serviços de saúde para o cumprimento da legislação Sanitária e Ambiental e discutir estratégias para o gerenciamento de resíduos de saúde do Piauí. A promotora Cláudia Seabra chamou a atenção dos participantes sobre a necessidade de se multiplicar as informações repassadas no Seminário. De acordo com ela, o Piauí vive um novo momento no que se refere à saúde. “Nem todos têm acesso a um evento como esse, que forma profissionais. É importante que não fiquemos com essas informações para nós. Elas precisam ser repassadas. Estamos vivendo um novo momento já que o Piauí finalmente está implantando sua Programação Pactuada Integrada que vai regular assistência da rede”, ressaltou. Depois da solenidade de abertura, Tatiana Chaves apresentou a cartilha do Programa Cidadão Vigilante, que foi feita pelos técnicos da Vigilância Sanitária Estadual e tem como meta levar informação acessível a todos os segmentos sociais do Estado, garantindo assim a prevenção de doenças e proporcionando maior qualidade de vida. “A cartilha integra informações sobre Vigilância Sanitária, Medicamentos, Saneantes, Serviços de Saúde, Alimentos e Saúde do Trabalhador. O material será distribuído para todo Piauí através da sua Rede Assistencial de Saúde e durante palestras em escolas, sindicatos e entre outros segmentos multiplicadores como agentes de saúde, líderes comunitários e conselhos de classe e durante os cursos de capacitação direcionados aos técnicos das Vigilâncias Sanitárias Municipais”, disse. O I Seminário Estadual de Resíduos dos Serviços de Saúde vai até amanhã com a realização de mais duas palestras e uma mesa redonda com o tema. “A Gestão dos Lixões a Céu Aberto e Aterros Controlados no Estado do Piauí”.