Será realizado nos dias 09, 10 e 11 de novembro, no auditório da Facime, o I Simpósio em Saúde Mental e Trabalho. O evento será promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, sob a coordenação dos psicólogos Lucas Guimarães e Roselane Castro.
O simpósio tem como objetivos abrir espaço no cenário da Saúde Pública para se discutir aspectos da Saúde Mental e o Processo de Trabalho, no seu enfoque de prevenção e promoção em saúde, epidemiológico e nível local, assistencialista, bem como as repercussões na atual conjuntura em Saúde do Trabalhador.
O evento traz ainda como escopo a apresentação, discussão e divulgação de produções científicas, apresentadas por acadêmicos ou profissionais, que contemplem a pesquisa, ação e atenção à temática Saúde Mental e Trabalho, sob questões que perpassam âmbito local, regional ou nacional.
O público-alvo do evento são trabalhadores do setor da saúde (secretarias de saúde, unidades de saúde, órgãos de natureza institucional da saúde e ONG´s), setor da assistência social, hospitais, acadêmicos da área da medicina, psicologia, serviço social, enfermagem, direito, bem como a comunidade científica que tem como área a Saúde Mental.
A inscrição é gratuita e realizada no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, na rua Pernambuco, 2464, bairro Primavera. O número máximo de participante é de 165 pessoas.
Para inscrever trabalhos científicos é necessário orientar-se sob as normas na sede do CEREST e prazo de inscrições é somente até dia 08 de novembro.
Haverá premiações para os melhores trabalhos nas áreas - Saúde Mental e Processo de Trabalho em nível de Saúde Pública e Epidemiologia e ainda Saúde Mental e Processo de Trabalho: Impactos no sofrimento psíquico.
As palestras organizadas para o simpósio abrangem os temas: Compreensão dos Transtornos Mentais versus Processo de Trabalho; O Impacto no afastamento do Trabalho por Transtornos Mentais: Quais as implicações e quando afastar?; A Saúde Mental no Prisma da Saúde Pública; Psicopatologia e Assédio Moral no Trabalho; Levantamento Epidemiológico da Saúde Mental no Trabalho: Prevalência dos Transtornos relacionados às profissões; Qual o Papel dos CAPS na Saúde do Trabalhador?; Qualidade de Vida no Trabalho e os benefícios da Ginástica Laboral e a Integração mente-corpo