Foi realizada hoje, dia 08 de novembro, a Pactuação de Curso de Cirurgiões Dentistas em Doenças Transmissíveis, na Escola Fazendária, no horário de 8h30 às 11h30. O evento foi realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, através da Coordenação de Atenção à saúde Bucal. Segundo a representante do Programa Nacional de DST/AIDS, Kátia Souto, o Piauí sai na frente porque é o primeiro estado onde a Pactuação está acontecendo, depois das Pactuações realizasdas nas regiões do país. O evento contou com a presença do diretor da DUVAS, (Diretoria de Unidade de Vigilância em Atenção à saúde), Mário Abel Lima Barros, representando a secretária de Saúde, Tatiana Chaves, da coordenadora de Saúde Bucal, Walesk Moreno, da representante da assessora do Programa Nacional de DST/AIDS, Kátia Souto e da assessora da Coordenação Nacional de Saúde Bucal, Janaína Cardoso e a representante da sociedade civil organizada, Socorro Freitas.. A Pactuação teve como público alvo, os secretários municipais de Saúde, coordenadores de CTA e de DST dos municípios e diretores das gerências regionais de Saúde e os facilitadores em saúde bucal, dos municípios de Teresina, Parnaíba, Piripiri, Floriano, Picos, São Pedro do Piauí, São joão do Piauí e São Raimundo Nonato De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Walesk Moreno, a Pactuação tem como principal objetivo capacitar a equipe de saúde bucal para o atendimento eficaz e efetivo de pacientes soropositivos ou não. No Piauí, segundo a coordenadora Walesk Moreno relatou que já foram implantadas 686 equipes de saúde bucal e 953 equipes de Saúde da Família, também em todo o Estado. Durante a Pactuação também foram discutidos o projeto do Curso de Capacitação para os Profissionais de Saúde Bucal em Biosegurança e Manifestações Bucais em Doenças Transmissíveis e a Pactuação do Projeto de Adequação nas Unidades de Saúde Piloto.