A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), através da Coordenação de Doenças Transmissíveis(DT), está desenvolvendo atividades relacionadas ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, que tem como tema no Brasil: Aids e Racismo.
O dia “D” de luta contra a Aids será realizado no dia 1º de dezembro. A Sesapi em parceria com o Fórum ONG/AIDS irá realizar no dia 07 de dezembro, o Seminário de Direitos Humanos e Políticas Públicas, no auditório da Facime.
De acordo com o coordenador de DT da Sesapi, Antão Ferreira, o dia “D” em Teresina vai acontecer no Centro Artesanal, com a participação de artistas locais, para dar mais visibilidade ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.
As gerências regionais também irão participar do dia “D”, assim como os bairros e municípios, que estarão simultaneamente realizando palestras, testagem e aconselhamento em DST/AIDS, não só no dia “D” mas durante toda a primeira semana de dezembro.
Na sede da Secretaria Estadual de Saúde via haver uma mobilização com todos os motoristas das secretarias localizadas no entro Administrativo. A mobilização irá acontecer no pátio da Sesapi, com a disponibilização de insumos de prevenção e orientação.
Os casos de AIDS no Brasil vêm aumentando entre am população mais pobre, apesar da tendência a estabilização da epidemia e onde a população negra encontra-se em maior proporção. Segundo o Ministério da Saúde, daí a importância desta população como protagonista do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS de 2005.
A população negra representa 47,3% da população brasileira, de acordo com dados do IBGE. Essa representatividade aumenta quando se verifica, segundo ainda dados do IBGE, aproximadamente 65% da população de baixa renda.