No Dia Mundial de Combate a Aids o Piauí não tem muito o que comemorar. É que segundo o Ministério da Saúde, o Estado está entre os dez estados do país que registrou aumento no número de novos casos de Aids esse ano.
Atualmente, o Piauí possui 2.208 casos notificados de Aids. Destes, 1632 casos são em pessoas do sexo masculino e 576 entre o sexo feminino.Conforme a pesquisa, o Estado teve em 2005 um avanço superior a 100% nos casos.
No entanto, segundo o supervisor de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde, o que pode estar havendo é uma notificação maior dos casos, tendo em vista a realização de campanhas educativas. “Além de campanhas publicitárias, a nossa equipe percorre todo o Estado fazendo um amplo trabalho em escolas, praças públicas e outros locais. Isso faz com que a população fique mais esclarecida sobre a doença”, diz.
Este ano, o tema da Campanha é “Racismo – O Brasil tem que viver sem preconceito”. A mobilização no Estado começou há mais de um mês e hoje técnicos do Centro de Tratamento e Aconselhamento (CTA) e da Coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis estão nas praças João Luiz Ferreira e praça da Bandeira, na programação especial pelo dia “D”.
Durante todo o dia, os técnicos da Sesapi estão coletando material para a realização de teste HIV/Aids, além de distribuir material informativo e preservativos, dando apoio e aconselhamento à população. A programação será encerrada hoje a noite com o Show da Solidariedade, que será realizado a partir das 19h, no espaço cultural da Central de Artesanato.