30 de janeiro é Dia Nacional de Combate à Hanseníase. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e a Fundação Municipal de Saúde estão organizando uma programação especial para o dia 28 de janeiro, oferecendo serviços de prevenção, diagnóstico precoce e encaminhamento para tratamento em todos os postos de saúde da periferia da capital.
De acordo com Nelcina Vaz da Silva, supervisora do Programa de Combate à Hanseníase, a campanha será estendida em sua primeira etapa a seis cidades do interior: Amarante, Demerval Lobão, Barras, União e Altos.
Em 2004 e 2005 foram registrados 2.663 casos ativos da doença. Esse número abrange pacientes que terminaram e outros que iniciaram o tratamento nesse período. Segundo a Sesapi, a perspectiva é que até 2010 a hanseníase esteja totalmente controlada, devido ao trabalho ativo e constante dos 66 postos de saúde distribuídos em todo o Estado.
Na capital, a Campanha de Combate à Hanseníase vai contar, além da parceria entre Estado e Município, com apoio dos Correios e ONGs que estão colaborando na divulgação e organização do evento, através de panfletagens e serviços voluntários.