Os leitos da Unidade de Terapia Intensiva da Maternidade Dona Evangelina Rosa devem ser ampliados ainda este ano. Atualmente são 10 leitos na maternidade, que estão com sua capacidade esgotada devido a grande procura. Só no mês de novembro de 2005, por exemplo, foram 56 casos atendidos na UTI Neonatal.
No entanto, a Secretaria Estadual da Saúde já está com projeto para ampliação desse número em mais 10 leitos. Para a execução desse projeto, a secretaria contará com a parceria da Phillips Latino Americana, através de seu vice-presidente Sênior, o piauiense Horácio Almendra, que já se encontra em Teresina e já fez uma visita técnica à maternidade.
Recentemente a multinacional entregou uma Unidade de Terapia Intensiva completa para o Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. Agora, segundo o vice-presidente, a idéia é que essa parceira com o Estado seja ampliada e a Phillips possa investir em outras unidades de saúde do Estado. “Esse investimento em saúde não é somente aqui no Piauí e faz parte da responsabilidade social que é a empresa desenvolve em todo o país”, afirma Horácio.
Segundo a secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves, parcerias como essa são sempre bem vindas e ajudam a organizar mais ainda a rede de saúde do Estado. A secretária destaca ainda que no caso da maternidade, a multinacional investirá na aquisição de mais equipamentos para UTI Neonatal, enquanto a secretaria participará no tocante à estrutura física e aos recursos humanos.