Um dos principais causadores das doenças diarréicas agudas, o Rotavirus, está com seus dias contados no Estado e em todo o país. É que em março, dia 6, inicia a vacinação contra o vírus, que causa aproximadamente 4.000 mortes e 40 mil internações anuais no Brasil.
No Piauí, segundo o gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Otacílio Batista, já está sendo previamente implantando a vacina nas 17 regionais de saúde e treinando técnicos para a campanha. A vacina é destinada a menores de seis meses.
Atualmente, a vacina contra rotavírus está disponível apenas em consultórios privados , com preços que chegam a R$ 200 a dose, tornando o uso inacessível para a grande maioria da população do Brasil.
O Ministério da Saúde vai disponibilizar em todo o país cerca de 3,3 milhões de vacinas. Esse número obedece ao cálculo de nascidos vivos. Cada criança vai receber duas doses em forma de gotinhas. Esta apresentação torna o uso do imunobiológico bastante acessível, uma vez que dispensa a aplicação injetável e torna o processo mais ágil, de boa aceitação e capaz de atingir um grande contingente de crianças.
O rotavirus hoje é responsável por cerca de 30% das diarréias graves em crianças de até cinco anos. Com a vacina, a meta é de que ocorra uma redução em até 42% das internações hospitalares por diarréias. A vacina estará à disposição da população em todos os postos de saúde da rede pública.